-->

[RESENHA] A Ilusão Do Tempo

Quando as coisas não vão nada bem e os economistas preveem uma enorme crise financeira, a família de Vitória - assim como o resto do mundo - decide se esconder em suas misteriosas caixas pretas à espera de tempos melhores. No entanto, após vários anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em uma cidade em ruínas.

Sem rumo, ela caminha por prédios e ruas tomadas por florestas e animais selvagens, até chegar à uma casa onde crianças se reúnem em torno de uma senhora para ouvir a história de um rei ganancioso que conquistou o mundo, mas desejava conquistar o tempo. Para poupar sua bela princesa dos dias escuros e sombrios, normais ou sem valor, ele a coloca em uma caixa mágica transparente como cristal, mas feita de uma seda de teia de aranha tão densa que o próprio tempo não consegue penetrar. Vitória aos poucos percebe uma conexão entre sua própria história e a do reino mágico.

Junto com seus novos amigos, ela precisa encontrar uma forma de consertar o mundo antes que seja tarde demais.

30/09/2019


Logo no início da leitura conhecemos Vitória, uma garotinha que deseja passar mais tempo com seus pais, seja assistindo filmes, saindo para tomar um sorvete ou algo do tipo, o importante é aproveitar os momentos juntos. Mas, seus pais não dão muita atenção a menina, eles estão mais preocupados com as "coisas de adultos". A salvação é uma caixa produzida pela TIMAX onde seu tempo é preservado e você pode esperar dentro dela até a crise passar.

A história se conecta com fatos acontecidos no passado, mas a narrativa permite desvendar quem são os personagens do passado e do momento atual. 

Essa é a solução encontrada pelos pais de Vitória assim como pelo resto do mundo. A consequência disso é devastadora, já que quando a caixa de Vitória se abre ela se depara com uma cidade invadida pela floresta, bichos e casas em ruínas. Tudo devido ao fato de todos estarem “dormindo” em suas caixas.


Foi bem interessante a passagem que narra o encontro de Vitória com um garoto que a leva até uma casa habitada por outras crianças e uma senhora. Essa senhora chama-se Rosa e ela tem uma história para contar. É a história de um rei e sua filha -  O rei Dimon após fazer certas coisas, tais como vencer o tempo e aproveitar suas conquistas, fica obcecado em preservar sua única filha Obsidiana, seu bem mais precioso, fazendo com que ela saia da arca que a protege apenas em dias considerados perfeitos. A loucura do rei é tão grande que ele percebe que está envelhecendo enquanto sua filha continua da mesma forma - Fazendo um paralelo ao quanto vamos perdendo oportunidades na vida por passar muito tempo preocupado com o que não é importante.

O livro parece voltado para o público juvenil. 

O tempo é o senhor das decisões e dos desfechos, e na trama ele pode ser "manipulado" ao entrar numa caixa que "para o tempo" adormecendo a pessoa. Ocorre que muitas pessoas resolveram entrar em suas caixas, já que as coisas não andavam bem: crise, problemas financeiros etc. Ele é construído a base de críticas em relação a o quanto dispensamos do nosso tempo correndo em busca de coisas dinheiro e bens materiais e ironicamente acabamos por perdê-los.


Um livro incrível e divertido de ler!


Do que adianta acumular tantas coisas e não aproveitá-las? O quê é realmente importante para você?

As pessoas não param para aproveitar as coisas simples da vida.

O livro nos lembra da necessidade de mudar nosso modo de viver, para aproveitar o nosso tempo de forma consciente.

A cada página, o leitor se envolve na história de personagens cativantes, passagens marcantes, lições e reviravoltas, junto com uma mistura de gêneros literários na medida certa de. Tem rei,  princesa, madrasta e até um "sono profundo"... Muitos elementos clichês. 

"Mas é possível chorar mesmo com o sol brilhando lá fora - disse ela - e rir num dia de chuva e ventania." - Pág. 167


Imagine a sua caixa abrir e você descobrir que os "tempos melhores" nunca virão se você não lutar por eles? 

Dentro dessa distopia você conhece uma senhora esquisita que começa a contar uma história meio maluca e que no final tem tudo a ver com o seu destino. 


O livro tem frases super interessantes e impactantes, que nos faz refletir.



"De que me vale meio reino se eu não tenho tempo para aproveitá-lo?"


"O mundo inteiro a ama e continuará a amá-la pela eternidade, ao passo que a maioria das pessoas é amada somente por uns poucos e por um breve momento."



"Antes mesmo que você se dê conta, nós teremos mais um belo dia juntos. Não se preocupe com o tempo. Ele é só o sofrimento dos mortais."


"Mas Jako disse que é melhor ser amado por uma pessoa que você também ama do que ser venerado por milhões que você não conhece! Que valor tem um amor que não é recíproco?"


"Às vezes é possível controlar mais ao controlar menos."


"Você acredita ter conquistado o mundo, mas eu lhe digo uma coisa: ninguém conquista o mundo se não pode conquistar o tempo!"


"Eu não tinha mais certeza se o mundo estava enfeitiçado ou se ele havia se livrado de um feitiço. As pessoas já o tinham destruído tanto. As pessoas estavam numa corrida contra o tempo, tentando acumular tantas coisas e tanto lixo quanto pudessem. Destruíram tudo que havia de belo e agora elas se fechavam dentro de sua própria idiotice."


"Ela queria ver os dias cinzentos para compreender os dias ensolarados."



Com várias passagens marcantes, lições e reviravoltas A ilusão do tempo vai conquistando o leitor a cada página, se tornando um daqueles livros impossíveis de parar de ler até que esteja de fato finalizado. Muitos personagens cativantes em uma mistura de gêneros literários que deu mais do que certo. De narrativa simples, mas sofisticada, é uma fábula misturada com ficção que faz você refletir sobre vida cotidiana.




Se você é criança deve ler para aprender lições de como valorizar o tempo, se você é jovem deve ler para aprender que o tempo não é tudo, se você for adulto deve ler para aprender a dar tempo ao que realmente importa e se for idoso será uma ótima leitura para pensar no tempo que passou e lembrar que ainda dá tempo sim de fazer muita coisa.




Um detalhe no livro que me encantou, foi a capa muito bonita e de o marcador, este vem junto a todos os livros da editora.A Ilusão Do Tempo deveria ser leitura obrigatória para todas as idades. Eu adorei ler essa obra ⏰



Curiosidade


Andri Snaer Magnason, autor,  foi candidato a presidência da Islândia em 2016.



Fábula e Ficção| 320 Páginas|  Editora Morro Branco

A Ilusão Do Tempo

Andri Snaer Magnason

Ano 2017




© Entre Linhas e Rabiscos por Maria Menezes - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maria Menezes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo