-->

[RESENHA] Jung: O Mapa Da Alma

Enquanto cientistas e astronautas exploravam e faziam um mapa do universo físico, Carl Jung e os psicólogos analíticos que seguiam seu trabalho começaram a traçar um mapa do mundo interior da psique humana. Mas as antigas pesquisas das ideias de Jung não eram suficientemente claras.

Em Jung: O Mapa Da Alma, Muray Stein nos apresenta todo o formidável curso do pensamento junguiano, apresentando Jung ao mesmo tempo como cientista dedicado, artista criativo e profeta, na tradição de Mestre Eckhart, místico alemão, e de William Blake, poeta, pintor e gravador inglês.

20/01/2020


Este livro mostra os conceitos centrais da psicologia junguiana de maneira clara e fácil de entender. O autor demonstra como Jung baseou suas teorias em sua prática clínica e discute como as idéias de Jung podem ser adaptadas às normas sociais do século XXI. Foi 
considerado pelos críticos como a melhor e mais confiável introdução ao pensado de Carl Gustav Jung para o leitor moderno.

Conheça um pouco mais sobre Jung (aqui)


O autor poderia igualmente ter nomeado seu guia introdutório de: "A Arte da Alma de Jung", pelo curso que o fundador da psicologia analítica traçou junto com a varredura intuitiva de um artista em uma jornada interior integrada dentro de um quadro sistemático de técnicas. Embora Stein reconheça a abordagem intuitiva e criativa de Jung para entender os mistérios da psique humana individual e coletiva, o autor apresenta um argumento sólido para a coerência básica e os fundamentos empíricos da teoria do grande psicanalista - contrários aos que o viam como mais místico ou filósofo que defendeu: "Como por dentro, por fora". 

O território conscientemente omitido deste mapa psíquico diz respeito à sua prática analítica e interpretação da cultura, história e religião. Organizado como uma tese de graduação, todos os principais conceitos que evoluíram ao longo da longa carreira de Jung são lucidamente resumidos com alguns detalhes contextuais: consciência do ego, complexos, teoria da libido, arquétipos, persona/sombra, anima/ânimus, eu, individuação e sincronicidade. Embora esta apresentação seja eminentemente mais acessível do que a maioria dos textos junguianos - e Stein a antecede com comentários pessoais sobre sua atração de longa data por Jung - aqueles que buscam um senso da própria voz de Jung e seu desenvolvimento pessoal em sua busca por respostas para muitas das questões da vida. os enigmas terão seu apetite para explorar mais.

Este é um livro excelente!

A experiência pessoal do autor, o amor pelo assunto, a experiência genuína e a sabedoria brilham através dele. Se você valoriza as descobertas da psicologia junguiana e se beneficiaria de uma visão geral poderosamente coerente, esse é o ponto a ser obtido. Uma ótima obra, para ser apreciada e frequentemente revisitada.

O livro de 1998 do Dr. Murray Stein, " O Mapa da Alma de Jung ", foi revelado como a base do álbum de 2019 " Mapa da Alma: Persona ".

As comportas em sua conta no Twitter se abriram imediatamente, quando os fãs do BTS chegaram. O grupo de K-pop BTS estava ansioso para ler e entender Jung. Seus integrantes já haviam sido expostos a idéias junguianas, devido à popularidade de um álbum anterior do BTS baseado no romance Demian, de Herman Hesse (veja aqui). 

Tem resenha do livro Demian aqui no blog (Leia mais)

O grupo Sul Coreano BTS assumiu como objetivo a missão de  falar abertamente sobre problemas de saúde mental e desafios que os jovens enfrentam no mundo. Eles também têm vários projetos de caridade que financiam para ajudar jovens de todo o mundo. Eles lançaram um álbum chamado “ Map Of The Soul: Persona ”, considerado o trabalho mais representativo do BTS até o momento. Rapidamente, após o lançamento deste álbum, o mundo junguiano no Twitter estava assistindo e conversando com o BTS, iniciando uma troca de conhecimentos que se tornou mais emocionante à medida que informações sobre o novo álbum do BTS, "Map of the Soul: Persona", estavam disponíveis.

O grupo lançou o projeto #BTSxAHCxJUNG em parceria com Laura London e Dr. Murray Stein, para aproximar o ARMY* dos conceitos e da história da psicologia junguiana de maneira interativa, divertida e educacional.

A história básica do BTSxAHCxJUNG é que Carl Gustav Jung é um intrépido explorador no oceano da experiência humana, encontrando novas fronteiras e trazendo de volta novos e empolgantes conhecimentos para ajudar outras pessoas a seguir seus próprios caminhos pela vida.

Entenda um pouco mais sobra a banda  (Saiba mais)




O AUTOR


Murray Stein, Ph.D. é um analista e autor junguiano americano que atualmente trabalha como analista de treinamento e supervisão na Escola Internacional de Psicologia Analítica em Zurique, Suíça.

Ele possui um Mestrado em Divindade pela Universidade de Yale, um Diploma em Psicologia Analítica (o grau de analista junguiano) do CG Jung Institute Zürich e um Ph.D. em religião e estudos psicológicos da Universidade de Chicago. Dr. Stein foi o membro fundador e primeiro presidente da Sociedade de Analistas Junguianos de Chicago, um dos membros fundadores da Sociedade Inter-Regional de Analistas Junguianos e é membro honorário do CG Jung Institute de Chicago.

Ele atuou como presidente da Associação Internacional de Psicologia Analítica de 2001 a 2004 e da Escola Internacional de Psicologia Analítica de Zurique de 2008 a 2012. Ele também atuou como editor na Chiron Publications de 1983 a 2014.

Atualmente, o Dr. Stein é analista de treinamento e supervisão da Escola Internacional de Psicologia Analítica em Zurique. Ele é autor de muitos livros e artigos, incluindo Na meia-idade: uma perspectiva junguiana , transformação: emergência do self, a Bíblia como sonho: uma interpretação junguiana e, junto com o Dr. Thomas Arzt, é o editor do série de volumes, Livro Vermelho de Jung para Nosso Tempo: Procurando Alma Sob Condições Pós-modernas , publicado por Chiron.


Seu livro, Jung's Map of the Soul: An Introduction (Jung: O Mapa Da Alma), publicado pela Open Court em 1998, tornou-se o Best Seller nº 1 devido ao seu reconhecimento pela banda Sul Coreana BTS - A banda é um fenômeno mundial do gênero K-pop (saiba mais), e fez um álbum chamado Jung's Map of the Soul: 7, baseado na experiência dos seus integrantes após lerem o livro do  autor Stein.



Stein desenvolve a metáfora cartográfica do título, começando com a "superfície" (ego) da psique e explorando áreas sucessivamente mais complexas, incluindo complexos, libido, sombra, "anima / nós", o eu, a individuação e a sincronicidade. O mapa logo se parece mais com o gráfico multidisciplinar de um sistema solar do que com um mapa plano. Em cada área de estudo, Stein baseia-se fortemente nos papéis que Jung escreveu no final de sua vida, mas os coloca no contexto do pensamento em desenvolvimento anterior de Jung. Este método permite ao autor demonstrar a interconectividade e coerência do trabalho maduro de Jung.

Gostei muito do livro, pois foi minha introdução a Jung. Os capítulos são acessíveis e razoavelmente concisos. As teorias de Jung podem ser incrivelmente densas e, no entanto, são apresentadas de uma maneira compreensível aqui. Não concordo necessariamente com todas as idéias de Jung, mas o pensamento dele inspirou profundamente meu pensamento e mudou minha compreensão do mundo. A leitura é como uma introdução que fornece uma visão abrangente da teoria junguiana e, portanto, é um excelente ponto de partida para ajudá-lo a entender seus trabalhos muitas vezes difíceis.

Neste livro, Stein apresenta a compreensão mais sucinta do trabalho de Jung. Ele também entrou no meu inconsciente e desencadeou sonhos e processos que atingiram um nível que eu nunca havia experimentado antes.

Muito bem escrito e fácil de ler. Não é de admirar que tenha sido reimpresso mais de 15 vezes.


*ARMY é a sigla dos integrantes da base de fãs pelo mundo do grupo BTS (conheça mais sobre eles aqui)



Espiritualidade | 216 Páginas| Editora Cultrix 

Jung: O Mapa Da Alma 

Murray Stein

Ano 2000





© Entre Linhas e Rabiscos por Maria Menezes - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maria Menezes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo