-->

DESTINO ITÁLIA


Livros e seus destinos inspiradores!


ITÁLIA


“Ler é viajar sem sair do lugar”


A literatura italiana é muito rica, assim como a literatura portuguesa, a espanhola, a inglesa e francesa. Também não podemos deixar de mencionar a literatura latino-americana e a estadunidense. E merece uma atenção especial de quem procura se aprofundar mais nas tradições literárias latinas.

A literatura italiana é fantástica e tem muito a agregar para cada um de nós, brasileiros.

Nomes como Giuseppe Ungaretti, Alessandro Tommaso Manzoni, Giacomo Leopardi e Giuseppe Gioachino Belli são fundamentais para quem procura conhecer mais sobre a literatura da “velha bota”.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Antes do século XIII, a língua literária da Itália era o latim que foi utilizado para redigir crônicas, poemas históricos, lendas heróicas, vidas dos santos, poemas religiosos e trabalhos didáticos e científicos. Também era utilizado o francês ou o provençal e, entre as distintas formas poéticas, a mais difundida era a canzone.

Os primeiros textos poéticos escritos em língua italiana foram os da Escola Siciliana, do século XIII, adepta dos cânones da poesia provençal. Pertenceram a esta escola Giacomo Pugliese e Rinaldo d'Aquino.

Quando, no século XIII, o centro da poesia mudou-se para Arezzo e Bolonha, destacaram-se os poetas Guittone d'Arezzo e Guido Guinizzelli, criador do Dolce Stil Nuovo, cultivado, também, por Guido Cavalcanti e Cino da Pistoia. Mas, sem dúvida, foi Dante, um dos escritores universais da literatura italiana, o poeta por excelência do Trecento, século XIV.

Por esta época, apareceu a poesia devocional, cultivada por São Francisco de Assis e pelo poeta franciscano Jacopone Todi.

Então, que tal conhecer um pouquinho mais da literatura italiana?

Os escritores italianos são, merecidamente, aclamados no mundo inteiro. Quem nunca ouviu falar de grandes autores clássicos como Dante Alighieri ou Giovanni Boccaccio?

No século XX, entre os principais escritores italianos, temos nomes como Umberto Eco, Italo Calvino, Alberto Moravia, Natalia Ginzburg, entre muitos outros.


Conheça alguns clássicos e novidades literárias que são um convite à viagem.





© Entre Linhas e Rabiscos por Maria Menezes - 2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maria Menezes.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo